Sistema de Dados Integrados (MAPI)

Dados ambientais, devido à sua complexidade e interligação, na maior parte das vezes precisam ser analisados de forma integrada. Dessa forma, os dados gerados durante o monitoramento são integrados junto a um sistema de dados desenvolvido para esse fim. O sistema de gerenciamento de dados foi desenvolvido pelo Laboratório de Bioinformátia e Geomática (LIBGeo) junto à coordenação do Programa de Assessoria e Monitoramento Ambiental na Área de Influência do Porto de Itajaí, para que pudesse atender às demandas do projeto.

Além de integrar a base de dados dos monitoramentos, o sistema também registra a informação de posicionamento dos equipamentos de dragagem, gerando mapas de seu deslocamento durante a operação. Integra também os equipamentos de medição telemétrica relacionadas ao monitoramento, com os medidores de nível (marégrafo, estação meteorológica e estação hidrosedimentológica), vinculadas ao monitoramento meteocenográfico.

O sistema consta de uma página de apresentação do projeto, a partir da qual, através de um usuário e senha, pode ser acessada a área restrita, onde várias ferramentas de gerenciamento de dados estão disponíveis. O sistema pode ser acessado no link: http://libgeo.acad.univali.br/mapi/web/.

Figura 15: Imagens do sistema de gerenciamento de dados do monitoramento (MAPI).