Supervisão Ambiental da Dragagem de Manutenção

A Supervisão Ambiental busca garantir que a dragagem de manutenção do canal de navegação seja realizada de forma adequada e que os impactos atrelados à atividade sejam minimizados e monitorados. O programa visa supervisionar as atividades inerentes ao equipamento de dragagem, com vistas ao cumprimento das diretivas ambientais previstas no Plano Básico Ambiental, formulado pela Coordenação de Meio Ambiente, Segurança e Sustentabilidade do Porto de Itajaí (COAMB) e aprovado pelo órgão ambiental.

O programa tem como diretrizes metodológicas o acompanhamento direto do equipamento de dragagem através de visitas periódicas, da análise de documentação gerada pela equipe da draga, descrevendo sua atividade diária e sua coerência frente ao sistema de rastreamento de sua posição (Autotrack). A equipe ainda faz a checagem das atividades dos equipamentos de dragagem durante sua atividade. Isso é feito através do Sistema de Dados Integrados do Monitoramento Ambiental do Porto de Itajaí (MAPI), que faz o rastreamento e armazenagem das posição e velocidade dos equipamentos de dragagem durante as operações. Os registros do MAPI são comparados com os Boletins Diários de Operação (BDOs) fornecidos pela equipe responsável pelos serviços da draga e com as condicionantes de operação do equipamento, de forma a garantir que a atividade está sendo realizado em conformidade com a licença de operação.

A Supervisão ainda funciona como um canal direto entre a COAMB e os programas de monitoramentos ambientais que mostrem eventuais riscos ou perturbações relacionadas à dragagem de manutenção da bacia de evolução e canal de navegação do Porto Organizado de Itajaí.

Figura 14: Imagens ilustrando atividades da equipe de supervisão ambiental. Acompanhamento das dragas através do MAPI, durante a atividade de dragagem e descarte nos bota-foras; acompanhamento de ciclos de dragagem e e dos procedimentos a bordo; acompanhamento de descarte de resíduos gerados a partir das dragas.